PLANO DE AULA
Planejando com hipertexto
1- IDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORAS: Edith Santiago, Rita de Cassia
1.2- ESTABELECIMENTO: Colégio Estadual Francisca M da Rocha
1.3- MUNICÍPIO: Lagoa Seca-PB
1.4- E-MAIL: professorapb@yahoo.com.br,
1.5- DISCIPLINA: Língua Portuguesa
1.6- CONTEÚDO: Poema usando hipertexto
1.7- SÉRIE: 9º ano do Ensino Fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Interpretar o poema, considerando as possíveis interpretações da palavra “pedra” no contexto;
· Pesquisar na internet através dos links oferecidos no poema;
· Relacionar o sentido do texto lido às imagens apresentadas no vídeo;
·Construir um painel sintetizando o conteúdo trabalhado.
5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
Planejando com hipertexto
1- IDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORAS: Edith Santiago, Rita de Cassia
1.2- ESTABELECIMENTO: Colégio Estadual Francisca M da Rocha
1.3- MUNICÍPIO: Lagoa Seca-PB
1.4- E-MAIL: professorapb@yahoo.com.br,
1.5- DISCIPLINA: Língua Portuguesa
1.6- CONTEÚDO: Poema usando hipertexto
1.7- SÉRIE: 9º ano do Ensino Fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Interpretar o poema, considerando as possíveis interpretações da palavra “pedra” no contexto;
· Pesquisar na internet através dos links oferecidos no poema;
· Relacionar o sentido do texto lido às imagens apresentadas no vídeo;
·Construir um painel sintetizando o conteúdo trabalhado.
5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
Poesias de Carlos Drumond de Andrade
Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
As sem-razões do amor
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
-Leitura oral do poema.
-Interpretação oral
-Apresentação das palavras linkadas
-Estudo das palavras
-Apresentação do vídeo sobre a metamorfose da borboleta
-Montar um painel sobre o poema.
VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=knhRWYenfHg&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Drummond_de_Andrade
6 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
· - Computador;
· - Internet;
· - Data Show;
· - Lousa.
· - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
7 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.
-Interpretação oral
-Apresentação das palavras linkadas
-Estudo das palavras
-Apresentação do vídeo sobre a metamorfose da borboleta
-Montar um painel sobre o poema.
VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=knhRWYenfHg&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Drummond_de_Andrade
6 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
· - Computador;
· - Internet;
· - Data Show;
· - Lousa.
· - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
7 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.
Escrever algo só para o professor ler? Quem nunca ficou em cucado? Na maioria das vezes, uma redação é uma produção do aluno que somente o professor lê, faz as observações e, algumas vezes, até pede para que seja lida em classe. Como o professor é o único leitor, ele é também o único a fazer observações ao texto.
O objetivo principal do projeto foi conferir aos textos um valor maior, de criação textual comunicativa. Com o blog, os textos ficam expostos para que colegas ou quaisquer outros interessados leiam e comentem. Essa dinâmica desperta nos alunos mais interesse pela escrita, pois não estão escrevendo apenas para o professor, mas para todos aqueles que venham a acessar o blog. Esse trabalho também favorece um processo eficiente na criação textual, mas pouco utilizado, que é o de se reescrever o próprio texto, como será explicado na metodologia.
Público
100 alunos do Ensino Fundamental e médio.
Duração do projeto
De setembro de 2010 a outubro de 2010
Objetivos
Ilustração: Didiu Branco
• Conferir às produções textuais maiores poder de comunicação.
• Introduzir os alunos no ciberespaço, promovendo o letramento digital.
• Desenvolver no aluno a organização da seqüência de ações para o desenvolvimento da atividade.
• Incentivar os alunos a escreverem textos e publicá-los.
• Revelar aos alunos a importância da reescrita dos próprios textos.
• Criar atividades que ofereçam aos alunos a oportunidade de estarem mais envolvidos com a informática e sua linguagem.
• Incentivar a leitura entre os alunos.
Portais e ferramentas da Internet utilizados
Blogger
Demais recursos utilizados na sala de informática
Word
Conteúdos trabalhados
• Criação de textos de diferentes gêneros
• Correção da ortografa e da gramática
• Uso adequado de acentuação e sinais gráficos
• Digitação
• Uso do editor de textos como ferramenta para escrita, reescrita e, na medida do possível, correção ortográfica e gramatical.
Professoras Cursistas: Professora Facilitadora:
Edith Santiago Antonia Oliveira
Rita de Cassia Borges Campina Grande-NTE/PB
Atividade 2.7
Professoras Cursistas: Professora Facilitadora:
Edith Santiago Antonia Oliveira
Rita de Cassia Borges Campina Grande-NTE/PB
Atividade 2.7
A atividade 2.7 Foi realizada com nossa participação direta, no laboratório de informática, pois que era necessário, além da acessoria pedagógica, o suporte técnico para resgistra através maquina digital. No início os alunos se mostraram um pouco encabulados ao declamarem os poemas, e principalmente, gravarem, mas foram se soltando e participando intensamente de todo o processo ficando muito contentes com o resultado. Um trabalho diferente de tudo o que eles já tinham feito. Edith Santiago
Atividade 2.6.
Os alunos aplaudiram a idéia de ir ao laboratório de informática são criativos, adoram “novidades,” e estar na rede é motivo de alegria para eles, por este motivo, eles se deram o máximo para desenvolver atividade de maneira tal que não viram o tempo correr e não pediram para ir embora.
Eles Conseguiram com êxito, pois os mesmos realizaram as atividades com entusiasmo quase que 99% .(teve uma aluna que não foi para o micro).
Tenho que confessar que como foi passa a atividade foi clara e prazerosa
Quanto à atividade não houver duvidas só reclamaram por não poder fazer a impressão, pois sentiram dificuldades em ler e não copiar. O desejo de está na rede é grande eles desejava terminar a atividade e queriam saber o que ia acontecer. O entusiasmo é tanto, que não brigam pelo uso das máquinas. Eles já têm os grupos formados de nameira que já chegaram formando em duplas Quando aos equipamentos houve um pequeno problemas em um comportar mas foi logo resolvido. E tudo transcorreu em perfeita harmonia.
Edith
Atividade 2.9
Atividade 2.9
Vagueando pela wikcionário
Edith Santiago E Rita Borges
O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo.
Wikcionário é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. O Wikcionário é um complemento léxico para todo o conteúdo aberto da enciclopédia Wikipédia.
Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se.
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre.
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo.
Vagueamos por diversas palavras do wikcionário, percebemos que a grande maioria possui imagem relacionada com a palavra pesquisada. Este diferencial é um dado importante na pesquisa.
Web grafia: http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal
Atividade 2.9
Vagueando pela wikcionário
Edith Santiago E Rita Borges
O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo.
Wikcionário é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. O Wikcionário é um complemento léxico para todo o conteúdo aberto da enciclopédia Wikipédia.
Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se.
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre.
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo.
Vagueamos por diversas palavras do wikcionário, percebemos que a grande maioria possui imagem relacionada com a palavra pesquisada. Este diferencial é um dado importante na pesquisa.
Web grafia: http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal
Vagueando pela Wikipédia. Considero a Wikipédia uma ferramenta de grande importância para enriquecer os trabalhos escolares e auxiliar na prática pedagógica dos professores, pois nela encontramos um acervo riquíssimo de informações, onde podemos esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos. O fato de ser uma enciclopédia livre nos oferece a oportunidade de participar de uma aprendizagem colaborativa, onde pessoas de diferentes realidades colaboram para construção do conhecimento mútuo.
Atividade 2.11
Vagueando pela wikipédia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe, online, livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do país.
Vagueando pela Wikipédia observamos que ela nos traz uma imensidão de informações tanto na língua portuguesa, quanto em outros idiomas e que podem ser ampliadas e modificadas por qualquer pessoa.
Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias, que qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Alguns verbetes pesquisados por nós:
Casa (do latim casa ou uma residência (do latim residentia é, no seu sentido mais comum, uma parede artificial construída pelo ser ...
23 KB (3 058 palavras) - 16h17min de 29 de agosto de 2010 http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário