quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IDENTIDADE


Ter uma identidade como professor é viver intensamente o seu tempo em busca de pratica que possa refletir e atuar com consciência e sensibilidade. A ser construídas através de valores, sentimentos, expectativas presentes no nosso coitiano e nas atuações das representações de vida, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.
 O professor passa a ser o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que minha orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de meus educados. A minha intervenção pedagógica deve contribuir para que o educando, frente às motivações do contexto educacional, desenvolva sua capacidade de realizar aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.
A mudança não depende apenas da conscientização do professor, mas principalmente do apoio técnico, pedagógico e administrativo, numa constante reavaliação e reformulação da prática educacional, buscando significado para seu ser e seu fazer.
Tenho a preocupação constante de atualizar-se, procedendo a uma revisão crítica de sua proposta pedagógica para a minha atuação, possibilitando aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento afetivo cognitivo e o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam junto, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos.

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