quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Diário de Bordo

ATIVIDADE 2- DIÁRIO DE BORDO – Edith Santiago



O professor da atualidade tem um grande desfio em relação à sua profissão. Enfatiza (Nóvoa), é difícil dizer-se professor hoje em dia, devido a grande complexidade da sua função. Atualmente, o professor além de ter que saber lidar com os saberes, com a tecnologia e as implicações pedagógicas que nos apresenta também se depara com a complexidade social “da escola para todos”, de uma sociedade que ainda não sabe qual a verdadeira função da escola. “As Escolas valem o que vale a sociedade”. (Nóvoa) Surgi dificuldade em dizer-se professor, aceitar-se professor e continuar professor. Ser professor hoje implica numa condição muito maior do que fora no passado. Implicar em ser um pesquisador e reflexivo da sua pratica, significa ser um especialista, e um cidadão coparticipativo na sociedade. Procura manter-me atualizada, nos progressos tecnológicos e suas aplicabilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Agindo como observadora e refletindo as transformações da sociedade na qual estou inserida. Vejo-me com aprendiz e tenho a consciência de que a experiência primeira da c minha profissão encontra-se ultrapassada na atualidade. Por isso tenho a necessidade de continuar estudando, trocando experiências, interagindo, reconstruindo saberes. Vivendo a lógica do aprender a aprender para contribuir para os meus educados, nós vivemos num mundo e num momento onde se faz necessário ter autonomia para descobrir que a escola não é mais transmissora de conhecimentos. Mas um ambiente de orientação e direcionamento para a construção de saberes numa realidade onde nada mais é estático e que é possível transformar as informações em conhecimentos, que podem ser construídos. Dentro desta nova realidade que a sociedade e imposta, faz-se necessário onde nada mais é estático e que é possível transformar as informações em conhecimentos, que podem ser construídos coletivamente. Para esta nova realidade que a suposta sociedade da aprendizagem nos apresenta, faz-se necessário repensar a prática pedagógica, uma vez que as novas tecnologias estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, logo às escolas também precisa oferecer novas formas de alfabetização, capazes de desenvolver as capacidades e competências cognitivas.

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