sábado, 23 de outubro de 2010

"Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo"  Amor a Vida

Autora(a):
Edith de Oliveira Santiago

Tema da Proposta: 
Leitura, interpretação de imagens e o despertar para consciência ecológica.

Público Alvo:
Alunos da 8ª série do EJA.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver nos alunos a reflexão, criatividade, senso crítico, interpretação das leituras de imagens e exercício da cidadania. Compreender as diferenças entre Cartum, Charge e histórias em Quadrinhos. Aprender a elaborar uma História em Quadrinhos.

Duração das Atividades: Três aulas de 50 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula:

Aula 01: Apresentar aos alunos as diferentes formas de transmissão de uma mensagem, enfatizando a importância da compreensão e interpretação das imagens. Lembrar que os significados das imagens podem variar de acordo com o conhecimento, a cultura e a vivência de quem faz a leitura e que desde o tempo das cavernas o homem utiliza as imagens e desenhos para se comunicar até os dias de hoje, passando pelos vários períodos da humanidade classificados pela história como: Pré-história, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Em cada período as imagens possuem significados onde o homem registra sua história, conceitos, sentimentos e idéias. Ao apresentar o vídeo “Bolinha de papel”, abrir discussões sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente como forma de despertar a consciência ambiental em cada aluno.
Vídeos:
“Do papiro à tela do computador” – parte I e II
Mostra o universo dos livros e dos textos, a história da escrita, o surgimento do alfabeto e a história do livro. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50432

“Da imagem ao verbo”
Fala do uso do Gibi na sala de aula, a análise da linguagem verbal e não verbal e ensina como fazer história em quadrinho. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50516

“Bolinha de Papel”
O vídeo dá visão sobre a dimensão do desperdício de papel feito pelos alunos nas escolas e, busca resgatar neles a consciência, através do esclarecimento com informações, que uma folha descartada é um grande prejuízo financeiro e ambiental para todos nós.

Aula 02: Manuseio de revistas e jornais para a constatação através da observação das diferenças entre Cartum, Charge e Histórias em Quadrinhos. Em seguida é dada a explicação dos componentes de uma história em quadrinhos: Texto ou enredo; personagens; vinhetas; letreiros; balões; onomatopéias; recursos gráficos e orientação na construção do personagem através do desenho pedagógico.
Revistas e jornais: Utilização de revistas e jornais como fonte de pesquisa para a percepção das diferenças entre Charge, Cartum e História em quadrinhos e fonte de pesquisa na elaboração de criação de uma história em quadrinhos.
Atividade: Criação pelos alunos de uma história em quadrinhos.
Tema sugerido: o lixo urbano e a preservação do meio ambiente.

Aula 03: Os alunos são levados ao laboratório de informática para que refaçam agora as suas histórias em quadrinhos, com a utilização do computador, através do software “HagáQuê”, sob a orientação da professora e do orientador tecnológico da escola.

Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Textos, Revistas, Jornais, Vídeos, Datashow, Computadores, Programa Hagaquê, Internet.

Dinâmica da Atividade:
Elaboração da criação de uma História em quadrinhos pelos alunos formando duplas.

Critérios de Avaliação:
  • Contribuição: nas observações sobre as diferenças dos elementos trabalhados e a participação na atividade de criação.
  • Qualidade: na articulação das idéias e na apresentação do trabalho.

Créditos:
Essa atividade foi baseada no trabalho da professora Juliana Gomes de Souza Dias, disponível no site do MEC, portal do professor, sugestão de aula. Assunto: Histórias em Quadrinhos.

Referências do Material Pesquisado:
  • Artes – Pranchas de Linguagem Visual, Valdemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane (Editora Scipione)
  • Arte-Linguagem Visual, Bruna Renata Cantele e Ângela Cantele Leonardi (Editora IBEP).
  • A Arte de Fazer Arte, Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin (Editora Saraiva).
  • http://www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário