3.1 - Ver o vídeo http://www.opasso.com.br
3.2 - Navegando por vídeos e outras mídias
3.3 - Trocando sobre o que conheceu
3.4 - Apresentação hipertextual com esboço de atividade utilizando um dos produtos que encontrou
3.5 - Planejando uma atividade usando mídias digitais
3.6 - Execução da atividade planejada
3.7 - Criando um Produto Hipermídia em editor de apresentação
3.9 - Apresentação das atividades - enviar sugestões para webmail
3.10 - Postar relatos no portal do professor
O trabalho do professor Lucas com o “Bloco de Passos” nos mostra que podemos desenvolver atividades escolares elaborando-as com o auxílio do suporte tecnológico e adaptando-as para serem executadas com a colaboração de todos.
Achei fantástico o video muito interessante, pois nos leva a refletir sobre a necessidade de compartilharmos o conhecimento e adquirimos autonomia para de partes. Aumenta mais o desejo do de um trabalho conjunto
Quando o grupo percebe que sua participação consciente contribui para p pleno desenvolvimento do trabalho, eles adquirem autonomia e atuam independentemente na execução da tarefa.
Quando aprendemos em grupo, trocamos experiências e desenvolvemos a capacidade de trabalhar de uma forma colaborativa, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um e colaborando para a construção do conhecimento como um todo. Pois a Internet nos oferece sites de mídias visuais com várias matérias que nos auxiliam nas praticas pedagógicas.
Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Monteiro Lobato
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua escrita: prática de leitura
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: é uma maneira das crianças conhecerem um pouco do autor, de como ele confeccionava seus brinquedos usando os recursos que tinha em mãos, despertar o prazer para a leitura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://br.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI
Drummond e o jogo da pedra
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escrita e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: os jovens de hoje gostam de jogos, através desse jogo eles desenvolvem a atenção, sequência e ainda aprendem o poema desse autor tão importante da nossa literatura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=79
Dom Casmurro
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escrita e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: é uma maneira do professor desperta o interesse dos alunos na obra, começando pelos personagens.
. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=4
Ábaco
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Matemática
Tema: Sistema de numeração decimal
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: uma maneira lúdica de trabalhar com o sistema posicional decimal em forma de jogos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
Carta de intenções (viagens de leitura)
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: A apresentadora Luciene Fraga - diferencia o homem dos outros seres vivos por falar, ler e escrever. “Tudo que a gente faz na vida acaba virando letras, palavras escritas. A leitura é um meio de informação, distração, conhecimento e prazer. O vídeo ajuda a desenvolver o gosto e a importância da leitura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
No meio do caminho
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: Drummond nas novas tecnologias despertando para os acontecimentos da década de 80
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=80
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Ciências
Tema:
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: ótimo o material, a questão do aquecimento global e ecossistema incentiva e sensibiliza.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.hiperescopio.com.br/imagens/mag/versao_separada/13_as_mudancas_climaticas/13_as_mudancas_climaticas.html
A casa feia
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita
Tipo de recurso: áudio
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, desenvolvendo a criatividade e a imaginação para a construção de novas histórias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
Especial sobre pilhas
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Ciências Naturais
Tema: Tecnologia e sociedade
Tipo de recurso: áudio (Entrevista com o biólogo Cesar Pegoraro)
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: uma entrevista fantástica onde as crianças perguntam tudo a respeito das pilhas., seus componentes, contaminação ao meio ambiente e destino final após seu uso.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
O Bloco Passo é o reflexo de que com trabalho em grupo, seriedade, disciplina, compromisso e seriedade pode se fazer um ótimo trabalho em grupo, nos demonstra a importância do trabalho em equipe que todos sincronizados produzem um verdadeiro show utilizando apenas os seus próprios sons das batidas de palmas e de pés formando uma dança e que qualquer pessoa pode fazer parte deste bloco. Onde a tecnologia está presente por trás dos passos em sua criação.Este exemplo do Bloco do Passo nós ensina que se soubermos utilizar as tecnologias a nosso beneficio podemos crescer em nossas profissões basta ter vontade de fazer a diferença diante de todos ao nosso redor que sempre nos puxam para trás e que nossos estudantes estão sempre dispostos a aprenderem novos desafios, basta sabermos usar estes desafios a nosso favor em nossas turmas em sala de aula, que seremos grandes profissionais respeitados.
A entrevista é interessante traduzi o sucesso da aprendizagem “em grupo”. O importante que a aprendizagem em grupo entre os educando, seria sua existência entre nós, colegas de trabalho: professores! Quanto se pode ganhar quando um trabalho é desenvolvido em equipe? O resultado seria muito positivo: criatividade, disciplina, interesse, motivação e além de tudo, segurança e confiança, seriam despertados em nosso aluno, características estas, trabalhadas e evidenciadas pelo professor Lucas Ciavatta no grupo O Passo, que entre outros, usufrui da tecnologia para o crescimento do grupo.
Não podemos nos esquecer: nosso aluno sempre quer alguma coisa, cabe a nós fazermos esta descoberta e fornecer caminhos para que ele busque seus ideais vencendo seus desafios.
Referências Bibliográficas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br, Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’s, Unidade 3 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais, pgs. 119 á 121 – Entrevista com Lucas Ciavatta.
Atividade 3.3 Produtos e Objetos do Portal do Professor
Monteiro Lobato
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua escrita: prática de leitura
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: é uma maneira das crianças conhecerem um pouco do autor, de como ele confeccionava seus brinquedos usando os recursos que tinha em mãos, despertar o prazer para a leitura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://br.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI
Drummond e o jogo da pedra
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escrita e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: os jovens de hoje gostam de jogos, através desse jogo eles desenvolvem a atenção, sequência e ainda aprendem o poema desse autor tão importante da nossa literatura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=79
Dom Casmurro
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escrita e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: é uma maneira do professor desperta o interesse dos alunos na obra, começando pelos personagens.
. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=4
Ábaco
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Matemática
Tema: Sistema de numeração decimal
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: uma maneira lúdica de trabalhar com o sistema posicional decimal em forma de jogos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
Carta de intenções (viagens de leitura)
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: A apresentadora Luciene Fraga - diferencia o homem dos outros seres vivos por falar, ler e escrever. “Tudo que a gente faz na vida acaba virando letras, palavras escritas. A leitura é um meio de informação, distração, conhecimento e prazer. O vídeo ajuda a desenvolver o gosto e a importância da leitura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
No meio do caminho
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos.
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: Drummond nas novas tecnologias despertando para os acontecimentos da década de 80
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=80
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Ciências
Tema:
Tipo de recurso: vídeo
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: ótimo o material, a questão do aquecimento global e ecossistema incentiva e sensibiliza.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
http://www.hiperescopio.com.br/imagens/mag/versao_separada/13_as_mudancas_climaticas/13_as_mudancas_climaticas.html
A casa feia
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Inicial
Componente curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita
Tipo de recurso: áudio
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas, desenvolvendo a criatividade e a imaginação para a construção de novas histórias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
Especial sobre pilhas
Tipo de pesquisa: Ensino Fundamental Final
Componente curricular: Ciências Naturais
Tema: Tecnologia e sociedade
Tipo de recurso: áudio (Entrevista com o biólogo Cesar Pegoraro)
Idioma: Português
Ordem de classificação: mais comentados
Comentário: uma entrevista fantástica onde as crianças perguntam tudo a respeito das pilhas., seus componentes, contaminação ao meio ambiente e destino final após seu uso.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,
Nenhum comentário:
Postar um comentário